RADIO PORTAL FLASH BACK

terça-feira, 2 de agosto de 2016

SYMPATHY FOR THE DEVILL - THE ROLLING STONES

 Lançada como a faixa de abertura de seu sétimo álbum de estúdio, Beggars Banquet de 1968, ela foi escrita por Mick Jagger e creditada a Jagger e Richards. A revista Rolling Stone classificou-a na 32ª posição em sua lista das 500 melhores canções de todos os tempos.
 Foi composta por Mick Jagger com inspiração no livro O Mestre e Margarida, do escritor soviético Mikhail Bulgakov, e em Baudelaire. Jagger escreveu-a como canção folk, inspirada em Bob Dylan, porém segundo algumas fontes, a canção teria sido inspirada em uma visita de Jagger a um centro de candomblé na Bahia, mas foi Keith Richards quem sugeriu o ritmo, que lembra um samba, a canção motivou várias acusações de satanismo feitas contra a banda.
 Após quase três décadas, foi regravada pela banda norte-americana Guns N' Roses, tornando-se a última faixa do álbum de coletânea dessa banda e sua décima-quarta música de maior sucesso. Também foi acrescentada às trilhas sonoras dos filmes Entrevista com o Vampiro e Coming Home (1978).
 As gravações começaram no Olympia Sound Studios no dia 04 de junho de 1968 e prolongaram-se pelos dias 5, 8, 9 e 10. Durante os trabalhos, o verso "Who killed Kennedy?" ("Quem matou Kennedy?"), que fazia referência ao assassinato de John F. Kennedy, foi modificado para "Who killed the Kennedys?" ("Quem matou os Kennedys?"), por causa do assassinato de Robert Kennedy. O diretor de cinema francês Jean-Luc Godard fez um documentário chamado One Plus One (porém mais conhecido pelo nome da música) tendo como pano de fundo a gravação da música. O documentário mostra a banda ensaiando a letra em diversos ritmos, acabando por escolher o lançado em disco. Entre as gravações, o filme retrata a dissolução do então guitarrista da banda, Brian Jones, o grupo radical Panteras Negras e a contracultura americana emgeral. Em outro documentário, The Stones In The Park, de 1969, Jagger apresenta um grupo africano como "percussionistas de samba" para um solo de introdução e depois acompanhamento da apresentação da canção que encerra o concerto ao vivo no Hyde Park..



Nenhum comentário:

Postar um comentário