RADIO PORTAL FLASH BACK

quinta-feira, 30 de maio de 2019

I FEEL LOVE


  É uma canção de Donna Summer lançada em seu álbum conceitual I Remember Yesterday de 1977. Representando a progressão de estilos ao longo do tempo. A canção I Remember Yesterday representa a década de 40, Love's Unkind a década de 50, Back in Love Again os anos 60 e o álbum é encerrado com a futurista I Feel Love. A canção atingiu o # 1 no UK Singles Chart, # 6 na Billboard Hot 100 e # 9 no Hot Soul Singles e se tornou popular rapidamente com um hit em danceterias e também como símbolo da temática gay. I Feel Love está classificada na posição # 418 na lista das 500 maiores canções de todos os tempos da Revista Rolling Stone.
 Antes de I Feel Love, a maioria das gravações da disco music eram apoiadas por orquestras acústicas, apesar de tudo que já havia sido produzido de música eletrônica. Produzida por Giorgio Moroder, a canção foi gravada com acompanhamento inteiramente feito por sintetizadores, gerando um novo estilo dentro do gênero disco, além de influenciar o desenvolvimento do techno.
 De acordo com David Bowie, então no meio da gravação dos álbuns históricos da Berlim Trilogy com Brian Eno, afirmou que o impacto na direção do gênero foi reconhecido logo no início:

 Um dia em Berlim... Eno veio correndo e disse: 'Eu ouvi o som do futuro.'... Eu coloquei em 'I Feel Love' de Donna Summer... Então eu disse, 'É isso, não procure mais. Este single vai mudar o som da club music nos próximos quinze anos.' E nisto eu estava mais ou menos certo.


 A versão do álbum tem a duração de quase seis minutos. Uma versão estendida com duração de oito minutos foi lançada em um 12 maxi-single, e incluído na compilação de 1989 The Dance Collection: A Compilation of Twelve Inch Singles. A versão com duração de 3:45 foi incluída em um grande número de álbuns Greatest Hits lançados pela Polygram, Mercury Records e Universal Music e também em compilações, como Endless Summer: Donna Summer's Greatest Hits(1994) e The Journey: The Very Best de Donna Summer (2003).
 Depois do sucesso desta faixa, Summer e Moroder produziram a canção de 11 minutos Now I Need You"/"Working the Midnight Shift que foi lançada no álbum Once Upon a Time, baseando-se no êxito e pioneirismo dos vocais etéreos, batidas mecanizadas, arpejos e baixo ostinato sequenciados de I Feel Love.
 Em 1978, um dos pionero da música disco e Hi-NRG, Patrick Cowley, criou uma versão remix de 15:45 de I Feel Love que, apesar de não impressionar a Moroder, se converteu em um clássico popular, disponível somente em discos de acetato. O remix utiliza bucles, mantendo a linha de baixo da canção, com passagens de efeitos prolongados e partes em que usa sintetizador.
 Na década de 80, depois que Donna havia deixado a Casablanca e firmou contrato com a Geffen, a Casablanca lançou uma série de singles de seu álbum duplo Bad Girls (1979) e da compilação Walk Away - The Best of 1977-1980. Em meados de 1980, o remix de Cowley foi lançado com o título I Feel Love/I Feel Megalove e o subtítulo The Patrick Cowley MegaMix, mas apenas em uma edição limitada de vinis prensados. Agora disponível para o público em geral, foi muito procurado por colecionadores.
 Em 1982 uma versão editada de oito minutos foi lançada comercialmente e disponibilizada em discos de vinil de 12" no mercado britânico pela Casablanca. Com esta versão, I Feel Love se converteu novamente em um hit nas pistas de dança, depois de cinco anos de seu lançamento. Outra edição de 7" alcançou a #21 colocação na tabela UK Singles Chart.






Nenhum comentário:

Postar um comentário