RADIO PORTAL FLASH BACK

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Michael McDonald

 Saint Louis, 12 de fevereiro de 1952, voz rouca e cheia de sentimento foi a marca que consagrou Michael McDonald O cantor começou a carreia em 1975 tocando teclados e fazendo backing vocals no grupo Steely Dan. Após o afastamento de Tom Johnston da banda The Doobie Brothers, Michael foi convidado para substitui-lo. Foi nesse período que compôs músicas como "Takin′ It To The Streets" e "It Keeps You Runnin′". Ele ganhou o Grammy de música do ano com a "What a Fool Believes" em 1980 até arriscar um vôo solo em 1982..
. Michael passou por várias bandas, quando ainda morava em St. Louis, Missouri, na década de 60. No começo dos anos 70, conheceu em Los Angeles o músico Steely Dan, e participou de alguns de seus álbuns. Em 1976, ele substitui o vocalista dos Doobbie Brothers, na melhor fase do grupo, e na gravação do sexto álbum da banda, It Keeps You Runnin' (1977) que foi um grande sucesso.
 McDonald imprimiu um ritmo diferente ao grupo que ficou menos clássico e mais Blues. Em 1978, Minute by Minute levou um disco de platina, por 3 milhões de cópias vendidas. Em 1979, o álbum What a Fool Believes abocanhou 4 Grammy, entre eles o de melhor canção para a música homônima e o de melhor disco do ano.

 Em 1981, Michael deixa os 'Doobbie's'. Seu primeiro trabalho solo é If That´s What it Takes, de 1982, que deu origem à sua primeira turnê e também ganhou um disco de platina. O som de McDonald é o meio termo entre a melancolia do Blues e o balanço do Soul.
 Em 1985, o segundo trabalho, No Lookin´Back, não vendeu bem. A recompensa chegou em 1986, com o sucesso da música 'On My Own', um dueto com Patti Labelle, que foi número 1 da parada Billboard por várias semanas. Ainda no mesmo ano, produziu um single com a música 'Sweet Freedom', tema do filme Dois Policiais em Apuros (1985) estrelado por Billy Crystal e Gregory Hinnes.  
 Até o ano de 1990, Michael não gravou mais nada, e quando retomou, deu algumas escorregadas, suas canções não subiam acima do número 110 na Billboard. Em 1993, o álbum Blink of an Eye foi praticamente ignorado. Em 1996, ele volta para os Doobbie Brothers, em uma manobra desesperada de tentar levantar  tanto o grupo quanto o próprio nome.

Em 2003, com o disco Motown, coletânea de clássicos da gravadora, Michael ganha um disco de platina, depois de vender 1 milhão de cópias, neste mesmo ano recebeu uma estrela no Passeio da Fama de St. Louis (Missouri). O sucesso, o motivou a produzir em 2004, Motown Two, depois de um bom tempo fora da mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário